PROGRAMA

Tudo o que precisas de saber acerca do programa Technovation Girls

PROGRAMA

Tudo o que precisas de saber acerca do programa Technovation Girls

Currículo do Programa

O programa tem um currículo associado que forma e orienta as equipas e demora cerca de 40 horas para ser concluído (recomendamos alocar 12 semanas de dedicação). Ao longo de todo o percurso as equipas são apoiadas por mentores que as guiam nesta jornada desafiante em que se espera que desenvolvem conhecimentos técnicos e de negócio, mas também competências socioemocionais.

OBJETIVO

Equipas de 1 até 5 elementos para resolver um problema na sua comunidade através da criação de uma App ou de um projeto de Inteligência Artificial.

Porquê só Mulheres?

Existem vários fatores que contribuem para uma reduzida presença de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), áreas essenciais para a construção do nosso futuro, como a estereotipagem, educação desigual, assédio sexual e discriminação.
Existem já trabalhos científicos que demonstram que quando as mulheres participam em ambientes que reafirmam o género feminino, isso contribui para aumentar o seu sentimento de pertença e, portanto, ajuda a mantê-las nas áreas STEAM. O programa Technovation Girls tem como objetivo fornecer um ambiente seguro, tranquilo e empoderador para o género feminino, apresentando modelos que reafirmam a sua identidade e capacidade, para que possam olhar para si mesmas como participantes com voz ativa e impacto nas áreas STEM.

 

Calendário

QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer menina ou jovem (dos 8 a 18 anos), divididas em 3 escalões de idades.

  • Beginner: 8-12 anos

  • Junior: 13-15 anos

  • Senior: 16-18 anos

Como se pode Participar

Existem várias formas de contribuir para este programa e será fantástico poder contar convosco em qualquer uma delas (ou mais):

1. ALUNAS – participar criando uma equipa, identificando um problema e criando uma solução tecnológica.

2. MENTORAS/ES
– voluntariar tempo e competências para apoiar, motivar e desafiar as alunas a desenvolver o seu projeto.

3. DIVULGADORES – ajudar a comunicar o programa e a recrutar alunas.

4. ORGANIZADORES
– apoiar na criação e inscrição de equipas.

5. PATROCINADORES
– apoiar financeiramente a formação técnica das equipas, e ajudar a manter todo o programa Technovation Girls Portugal, que é de base voluntária.

6. FORMADORES – ensinar equipas utilizando o currículo Technovation.

7. AVALIADORES
– candidatar-se a júri do programa.

Vamos mudar o mundo em conjunto com a Technovation!

Critérios de Participação

Os critérios de participação são então os seguintes:

  1. Todas as alunas devem ter entre 8 e 18 anos, à data de 1 de agosto de 2024.
  2. As equipas são compostas por 1 a 5 participantes e cada aluna só pode pertencer a 1 equipa.
  3. Os escalões da competição são atribuídos consoante a idade da aluna mais velha da equipa.
  4. As alunas podem participar no Technovation Girls durante várias temporadas/anos até atingirem a idade de 18 anos, mas a aplicação móvel ou protótipo de inteligência artificial que criarem deverá apresentar diferenças substanciais face ao ano anterior.

Como se criam as Equipas?

A maioria das equipas da Technovation Girls é constituída na escola e orientada por professores e profissionais da indústria (das áreas da tecnologia, comunicação, gestão, marketing, impacto social…). Pode também surgir de outras formas, por isso, desde que tenhas interesse inscreve-te e surgirá de certeza forma de colaborares com outras participantes. Como primeiro passo, sugerimos que vejas junto de amigas, colegas, irmãs, primas (mesmo que de idades diferentes da tua) se estarão interessadas em formar uma equipa contigo.

 

COMO FUNCIONA

Desenvolvimento e Entrega de Projetos

Desenvolvimento

As alunas devem desenvolver uma aplicação para dispositivo móvel (app) ou uma solução de inteligência artificial (IA) para um problema que identificaram na sua comunidade. Todas as equipas terão de enviar os materiais necessários para participar na competição e receber a avaliação dos jurados. Os trabalhos são propriedade intelectual da equipa que os realizou (seja protótipo, código, plano de negócios, vídeos…).

Não será tolerado plágio, ou seja, a reprodução ou cópia intencional de ideias, código, aplicações, modelos, ou planos de negócios de outras pessoas, sem referência ou atribuição à fonte ou autor.

Data de Entrega: até dia 24 de abril de 2024. Enviar:

Submeter na plataforma internacional (https://my.technovationchallenge.org/):

1. Nome e Descrição do Projeto (até 100 Palavras)

2. Vídeo de Apresentação do Projeto (Pitch)

 

 

  • Máximo de 3 minutos.
  • Partilhar via Youtube ou Vimeo (como não listado, ou como visível publicamente).
  • Mostrar porque é que o problema é importante, como foi abordado, porque é que a solução apresentada é a melhor, e como terá um impacto positivo.
  • O vídeo tem de incluir legendas em inglês.

3. Vídeo de Demonstração

 

  • Máximo de 3 minutos
  • Partilhar via Youtube ou Vimeo (como não listado ou como visível publicamente)
  • Mostrar como funciona o projeto, como foi programado ou construído, o feedback dos utilizadores, e as funcionalidades futuras que planeiam implementar.
  • O vídeo tem de incluir legendas em inglês.

4. Plano de Adoção ou Plano de Negócios 

 

  • Escalão Júnior – preencher modelo de Plano de Adoção do Utilizador disponibilizado no currículo 
  • Escalão Sénior – Plano de Negócios de 5-10 páginas de acordo com orientações do currículo 
 

5. Percurso de Aprendizagem Technovation

  • 200 palavras sobre o percurso de aprendizagem ao longo do programa – o que aprenderam, como superaram os desafios (técnicos e outros), que recursos utilizaram para criar o projeto (como exemplos, tutoriais…).
  • 2 a 6 fotos que descrevem a jornada (exs. imagens dos resultados de pesquisa e inquéritos, imagens de protótipos ou versões anteriores do projeto, imagens de ideação…).

6. Código-fonte da Aplicação móvel OU Dados de Treino do modelo de Inteligência Artificial (consoante o caso). 

No caso das Apps, deve ser apresentado em função da linguagem de programação utilizadaApps, entregar consoante a ferramenta usada:

 

  • MIT App Inventor – ficheiro .aia
  • Thunkable – Link do projeto
  • Outras ferramentas – ficheiro zip
  • Bónus: Incluir instruções básicas sobre a utilização da aplicação e informações de início de sessão do utilizador de demonstração (nome de utilizador/palavra-passe, se necessário) no ficheiro .zip ou através de comentários no App Inventor ou no Thunkable.

 

No caso dos projetos de IA, incluir 1 ficheiro zip que contenha:

  • Captura de ecrãs do treino do conjunto de dados (ML4Kids, TeachableMachine, App Inventor, etc.) ou folha de cálculo ou ligação para a pasta de imagens/sons.
  • Imagem(ns) do protótipo (modelo em cartão, desenhos, dispositivos).
  • (Para invenções online) Qualquer link com informações de início de sessão de demonstração.

 

7. Foto da Equipa e Parágrafo de Apresentação (opcional)

 

 

Pormenores Importantes

Por favor tenham em atenção que:

  • Todos os itens de submissão para avaliação pelos jurados devem estar em inglês ou ter legendas em inglês (no entanto, os projetos podem ter texto noutros idiomas, por exemplo, botões podem ter palavras noutros idiomas até porque em princípio serão destinadas a pessoas do vosso país).
  • Os vídeos, quando publicados numa plataforma de vídeo (ex. YouTube) têm de estar em modo “não listado” ou “visível publicamente” para poderem ser acedidos pelo júri e avaliados.
  • As equipas podem utilizar bibliotecas e bases de dados lançadas publicamente, código de exemplo, e ferramentas diversas, mas terão sempre de desenvolver código original.
  • A submissão de aplicações móveis pode incluir componentes adicionais, como hardware, dispositivos vestíveis ou tecnologia de realidade virtual, no entanto, a entrega tem sempre de incluir um protótipo da App.

Se a equipa estiver a reenviar a mesma ideia de projeto que trabalhou numa temporada anterior do Technovation, deve incluir melhorias feitas ao longo das várias fases do percurso de aprendizagem da atual temporada do programa.

Uma equipa completa!

Desde o início do programa, em janeiro, até à submissão dos trabalhos, será um percurso muito enriquecedor, mas também desafiante e por vezes difícil. Aqui o papel das mentoras será essencial para apoiar, motivar, ajudar a planificar e a ultrapassar desafios. Contamos convosco para tornar esta uma experiência inesquecível e recompensadora para as nossas alunas!

ENTREGA E AVALIAÇÃO

Sabe mais acerca de como funciona abaixo!

Entregas

As equipas são avaliadas dentro de diferentes escalões consoante as idades das participantes. Os escalões são baseados na idade da aluna mais velha da equipa, por exemplo se três alunas da equipa tiverem 14 anos, mas houver uma aluna com 16 anos, a equipa será considerada como pertencendo ao escalão Sénior.

 Aqui estão os três escalões existentes este ano:

  • Escalão Iniciantes: 8 a 12 anos a 1 de agosto de 2024
  • Escalão Júnior: 13 a 15 anos a 1 de agosto de 2024
  • Escalão Sénior: 16 a 18 a 1 de agosto de 2024

Júri

Os membros do júri da Technovation são selecionados a partir de um grupo internacional de profissionais que vão desde investigadores e professores a programadores e especialistas em marketing.

Poderão também candidatar-se a este formato de contribuição para o programa, enriquecendo-o com jurados portugueses!

Toda a avaliação será realizada online, e os jurados utilizarão estas rúbricas para atribuir pontuações a cada equipa e fornecer sugestões de melhoria dos trabalhos.

Diferentes prémios e classificações

De todas as equipas, o júri decidirá quais serão as 15 vencedoras regionais (cada região correspondendo a um continente) e após as fases de quarto de final e semifinal selecionará as 15 equipas finalistas (cinco para cada escalão). Essas participarão na Final Mundial onde apresentarão os seus trabalhos, e onde serão atribuídos os prémios Grand Prize Winners, Technology Award, Social Impact Award e People’S Choice Award.

Cada membro de cada equipa finalista receberá uma bolsa de $500 (cerca de 460€) para promover a aprendizagem de cada aluna finalista a seu próprio critério.