Technovation Girls é um programa mundial de educação tecnológica que tem como objetivo capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes nas áreas STEM, líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade e criadoras de soluções tecnológicas.
As participantes trabalham em equipa (com um máximo de cinco membros), selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação para dispositivos móveis ou um projeto de inteligência artificial para ajudar a resolvê-lo.
As participantes trabalham em equipa (com um máximo de cinco membros), selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação para dispositivos móveis ou um projeto de inteligência artificial para ajudar a resolvê-lo.
O programa Technovation decorre em mais de 100 países, procurando eliminar barreiras de discriminação, económicas, sociais e culturais, atuando em muitos territórios com preconceitos históricos e atuais contra as mulheres e outros géneros sub-representados.
Existem vários fatores que contribuem para uma reduzida presença de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), áreas essenciais para a construção do nosso futuro, como a estereotipagem, educação desigual, assédio sexual e discriminação. Existem já trabalhos científicos que demonstram que quando as mulheres participam em ambientes que reafirmam o género feminino, isso contribui para aumentar o seu sentimento de pertença e, portanto, ajuda a mantê-las nas áreas STEM.
O programa Technovation Girls tem como objetivo fornecer um ambiente seguro, tranquilo e empoderador para o género feminino, apresentando modelos que reafirmam a sua identidade e capacidade, para que possam olhar para si mesmas como participantes com voz ativa e impacto nas áreas STEM.
O programa tem um currículo associado que forma e orienta as equipas e demora cerca de 40 horas para ser concluído (recomendamos alocar 12 semanas de dedicação).
Ao longo de todo o percurso (janeiro a maio) as equipas são apoiadas por mentores que as guiam nesta jornada desafiante em que se espera que desenvolvem conhecimentos técnicos e de negócio, mas também competências socioemocionais.
Os trabalhos submetidos são avaliados por um júri internacional que fará comentários construtivos para melhoria dos projetos e selecionará finalistas para um evento global que decorrerá em agosto World Summit Technovation Girls.
Existem várias formas de contribuir para este programa e será fantástico poder contar convosco em qualquer uma delas (ou mais):
Vamos juntos mudar o mundo com Technovation!