O Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica que tem como objetivo capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes nas áreas STEM, líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade e criadoras de soluções tecnológicas.
As participantes trabalham em equipa (com um máximo de cinco membros), selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação para dispositivos móveis ou um projeto de inteligência artificial para ajudar a resolvê-lo.
Deste a sua formação, o Technovation Girls já chegou a 140.000 participantes, 9.000 soluções tecnológicas, e 25.000 voluntários, todas empenhadas em criar um mundo melhor.
Ao longo dos anos o impacto do Technovation Girls tem sido estrutural e duradouro. 80% das alunas Technovation Girls demonstram compreensão de conceitos base de programação. 50% das alunas Technovation Girls planeiam ir para cursos relacionados com as ciências da computação. 76% das ex-alunas Technovation Girls estão a trabalhar em áreas STEM.
Também nas mentoras, role-models, guias e facilitadoras dos projetos das participantes, o impacto é enorme. 83% das mentoras relataram um aumento da criatividade no local de trabalho. 75% disseram que as suas competências de comunicação e apresentação aumentaram após a participação. 67% afirmaram que a experiência melhorou as suas relações profissionais.
As entidades parceiras demonstram igualmente um impacto muito relevante ao longo dos anos, tornando as equipas internas mais criativas, mais envolvidas com a comunidade, e impactando igualmente na capacidade de atrair talento.
Os projetos participantes têm por base a resolução de problemas existentes na comunidade, e baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Através da criação de Apps, ou de ferramentas de Inteligência Artificial, as participantes irão ajudar com as suas ideias, criatividade e talento, ajudar a resolver problemas reais.
Que tipo de projetos são idealizados? Uma app para Utilização de Inteligência Artificial (IA) para identificar sinais de abuso de crianças a partir de desenhos. Uma aplicação móvel para transferir casos de trabalho social entre ONGs. Um jogo de realidade aumentada em 3D para promover comportamento eco-consciente. Ou uma app para tornar aprendizagem acessível em áreas remotas. As possibilidades são infinitas, tanto como a imaginação.
A Happy Code é uma rede de escolas de programação e criação digital que trabalha com crianças e jovens, na intersecção entre cidadania, tecnologia e empreendedorismo, com o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos capazes de transformar de forma positiva o mundo que os rodeia.
No campo de ação desta nossa abordagem e propósito, temos o prazer, e grande responsabilidade, de sermos os embaixadores nacionais do programa Technovation Girls na temporada de 2022.
Criar projetos tecnológicos inovadores, através de:
1. Identificar um problema na comunidade
2. Trabalhar em equipa
3. Aprender a desenvolver uma solução tecnológica
Guiar as equipas de estudantes, através de:
Representa uma empresa, escola, município ou outro tipo de entidade? Então porque não identificar e apoiar a sua própria equipa? Possíveis parcerias:
O programa Technovation Girls não funciona sem um forte apoio de parceiros, contribuindo de forma ativa para a melhoria das comunidades e da igualdade de género nas áreas STEAM.